quinta-feira, 31 de março de 2011

32 semanas


Olá, Boa tarde!
Dia 29/03/11 fui a mais um dia de pré natal.
A Dr. tinha pedido alguns exames de sangue e de urina, e o ultra-som os de sangue tudo,ok.
o ultra deu tudo bem, meu bebe no dia 25/03 pesava 1kg e 500 gramas, e minha placenta ja mudou do grau 0 para o I.
Mas o de urina deu infecção  Escherichia coli , que é uma bacteria, agora tô tomando por 10 dias de 6/6 horas, cefalexina de 500 mg.
Uma boa porcentagem de partos prematuros, e em função de infecções de urina, a Drª achou bom já previnir e receitou 4 ampolas, de Celestone Soluspan para amadurecer o pulmão do bebê, 2 tomei ontem, e mais 2 hoje.
Achei essa materia 

Infecção urinária durante a gravidez

Bactérias que vivem no corpo são responsáveis pela infecção mais recorrente nas grávidas

Shutterstock
A infecção bacteriana mais comum na gestação é a urinária. Atinge de 10% a 12% das grávidas e precisa ser tratada rapidamente. “Há risco para a vida da mãe e do bebê e também de parto prematuro”, afirma o obstetra e ginecologista Marcelo Corrêa da Costa. O problema é comum porque o próprio corpo da mulher abriga centenas de milhares de colônias da bactéria causadora da infecção. A Escherichia colimora na vagina. Se ela fica apenas por ali, não há com o que se preocupar. Passa a incomodar quando sobe pela uretra, chega à bexiga e não é eliminada toda vez que a mulher vai ao banheiro. Pode acontecer porque os hormônios da gravidez relaxam os músculos da uretra, fazendo com que o fluxo da urina dos rins para a bexiga fique mais lento. E também por conta do crescimento do útero, que comprime o canal da uretra, dificultando a eliminação da urina. 

Ao “estacionar” na bexiga, a colônia de bactérias irrita o local, provocando a infecção ou cistite. “Os principais sintomas são ardência e dor ao urinar, além de urgência e frequência aumentada para ir ao banheiro”, alerta o ginecologista Vicente Bagnoli. As bactérias também podem irritar o útero. “Ele começa a se contrair, contrair, levando ao trabalho de parto prematuro”, diz Corrêa da Costa. Se os bichinhos chegam aos rins, a infecção, chamada de pielonefrite, oferece outro risco. Pode prejudicar o funcionamento do órgão até a sua paralisação. Os principais sintomas são febre, calafrios, dor lombar, náusea e vômito. O tratamento para esses casos é feito com antibióticos que não oferecem risco ao feto. Para Bagnoli, toda grávida deve fazer exame de urina tipo 1 (que verifica a presença das bactérias) a cada dois ou três meses. 

Muita água
Apesar dos pedidos de atenção aos principais sintomas causados pela doença, existe um tipo de infecção urinária que não provoca sintomas aparentes. É a chamada de bacteriúria assintomática. Segundo Vicente Bagnoli, cerca de 30% desses casos podem virar cistite e em 50%, pielonefrite. Deve ser tratada assim que for percebida, mas dá para preveni-la. Beber muito líquido faz o xixi ficar mais “ágil”. Além disso, procure urinar depois das relações sexuais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas também há quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isto não tem muita Importância. O que interessa mesmo não é uma noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, Em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado. William Shakespeare